Luciana Botelho

1. Nome, idade e ocupação:
Luciana Botelho, 39 anos, atriz, coreografa, diretora, tradutora, fotografa, videasta, ou seja, curiosa profissional!!

2. Por que você faz o que faz, qual a satisfação que te dá?
Durante muitos anos tentei entender porque faço o que faço e hoje, às vésperas dos meus 40, eu resolvi nao buscar mais razoes ou explicaçoes para a minhas escolhas profissionais e hoje mais do nunca elas me trazem uma enorme satisfaçao pessoal! Sofri bastante pois pensava que pluridisciplinaridade era scrizofenia! Hoje sei que é força, energia e abertura!! Entao, finalmente, começei a me divertir!!!

3. Onde você gostaria chegar com sua ocupação?
Qual o máximo que gostaria de atingir, ainda que fosse utópico? Nao quero chegar em lugar nenhum, quero estar aqui e agora e viver tudo intensamente sem pensar à longo prazo e muito menos nos resultados. Minha unica utopia hoje é a viver comigo mesma e com os meus. O resto é detalhe!!

4. Que outra coisa acha que poderia fazer se não fizesse isso? Acredita na idéia de vocação (“Nasci para isto”)?
Acho que poderia fazer mil outras coisas. Nao compartilho a idéia de vocaçao! Principalmente quando vejo tudo o que ja fiz e que ainda tenho vontade de fazer. A unica vocaçao possivel é VIVER!! Todas as outras sao produzidas pelo nosso desejo e podem evoluir, mudar, voltar e partir à qualquer momento!

5. Que outra coisa você não suportaria fazer?
Ficar parada esperando reconhecimento e nao tentar!!!!!!

6. Você se preocupa com a transcendência do seu trabalho? Gostaria de alcançar a fama e a glória?
Não mesmo!! Atravessei o Atlântico, fui tentar a vida longe de tudo e de todos e hoje sei que fama e gloria é nome de novela das 8. So o que me interessa é o respeito e a admiraçao dos que contam para mim.

7. Você acha que gênios existem? De onde vem sua capacidade especial?
Sim, com certeza! E o mistério continua intacto! Ai mora a beleza do ser excepcional e gosto de pensar que esse mistério nunca sera revelado!

8. O que é a arte para você?
A arte para mim é a verdadeira zona franca onde toda troca e todo discurso torna-se possivel!

9. Quem te inspira? Por quê?
Todos o que trabalham com integridade e paixão!

10. O que você está lendo agora? Qual o livro preferido em sua biblioteca?
Estou sempre lendo varias coisas ao mesmo tempo e ja pensando nos livros que me esperam. Amo literatura ao ponto de pensar, algumas vezes, que poderia viver de livros! Meu "menu" do momento é composto de "Beau rôle" de Nicolas Fargues um autor francês da nova literatura que gosto particularmente. Também "Millenium" a trilogia do sueco Stig Larsson que virou uma verdadeira coquelucha na Europa. "La solitude heureuse du voyageur" do imenso fotografo francês Raymond Depardon. E "Beautifull falls" da inglesa Alicia Drake um retrato incrivel de Paris nos anos 60-70 através do retrato cruzado de duas grandes figuras da moda Yves Stain-Laurent et Karl Lagerfeld. Quanto à questao do livro preferido, ela é um verdadeiro sofrimento para uma addicted como eu! Entao como nao vou aqui fazer uma lista sem fim, sempre acabo respondendo: a obra completa de Shakespeare que para mim encerra toda a historia da humanidade!

11. Como é seu processo criativo? Quanto tempo passa desenvolvendo uma ideia? Sou estudiosa por natureza mas as idéias vêem livre de julgamente ou de enquadramento. E tudo muito rapido e muito espontânio! A reflexao vem depois, quando tudo ja foi feito.

12. PC, MAC ou lápis e papel? Por quê?
MAC, MAC, MAC!! Acabo de entrar para o maravilhoso mundo de MAC apos passar 20 anos me alugando num PC! Tudo é tao mais fluido e instintivo justamente. E ludico!! Mas também lapis e papel! Sou uma apaixonada por papel e ainda sofro com o fato das pessoas nao se escreverem mais. De qualquer forma, sempre começo no papel, o computar é a ultima etapa. Tenho coleçoes de cardenos de todos os tamanhos e cores cheios de notas de viagem, de trabalho, de vida! Adoro!!!

13. Blog, Fotolog, Orkut, Facebook ou Twitter? Por quê?
Tudo! Porque sao espaços de troca como qualquer outro. Porque esse papo de criticar internet é muito chato e impafioso.

14. Existirmos, a que será que se destina?
A ser feliz, tout simplement!!!!

15. Lo que piensas y lo que dices, es lo mismo?
Sim! E paguei caro por esse reflexo que assumo com orgulho!

16. Qual o melhor momento do dia para trabalhar? Por quê?
Adoro a noite! Porque as convençoes sao caracteristicas do dia. A noite é espaço de vampiro, de boêmio, de excêntricos e gosto disso!

17. Qual seu site preferido?
Nao tenho nenhum site preferido.

18. É necessário muito treinamento técnico para exercer sua profissão?
E necessario muita curiosidade, generosidade e ousadia! That's all!!!

19. Você se incomoda que critiquem seu trabalho?
Nao porque nao suporto hipocrisia, prefiro todos os que exprimem o que pensam realmente.

20. Acredita nisso de “não há nada de novo sob o sol”? Você gosta de experimentar e inovar?
Todo dia tem algo de novo sob sol! Que pretensao é essa de achar que tudo ja foi feito, é mentira, experimentaçao e inovaçao nao tem fim!

21. Drama ou comédia?
Drama, of course!

22. Houve algum momento que que tenha se dito: “Abandono tudo, não quero mais isso pra mim”?
Varios. Minha vida profissional é uma parodia da cançao de Gainsbourg "Je t'aime, moi non plus"!!haha!!Ja abandonei algumas vezes, acabo de reatar e o futuro ninguém sabe!

23. Acredita no conceito de alma, espírito, energia vinculada (ou separada) ao corpo?
Confesso que é um assunto que nao me intriga.

24. Voce já diz “No meu tempo não era assim!” ou “Que maravilha a época em que vivemos!”?
Os dois! Sou nostalgica e futurista com a mesma intensidade!

25. Os seus nervos são de aço?
Que nada!

A CLÁSSICA: O que você gostaria de ouvir de Deus quando chegasse lá?
Bienvenue ma chérie! Fais comme chez toi!

Como é seu local de trabalho?


Obrigada Lu! Ótima a resposta 15...um dia chego lá!

Conheçam mais sobre esta Mademoiselle aqui. Ela também está no Orkut.

3 comentários:

Selena Sartorelo disse...

Olá Luna,

Estive aqui na semana passada enquanto procurava novos blogs para ler...e hoje leio a indicação que o Eduardo fez a sua entrevista, então voltei para conferir se trata-se do mesmo blog.
E, entre qualquer consideração ou comentário que possa ser feita a sua entrevista, a sinceridade foi a que mais me chamou a atenção.
Bom isso! Essas perguntas podem ter muitas respostas, gosto de acreditar que existem pessoas que optem pela mais verdadeira.

beijos,

ladylu disse...

Selana obrigada pelo carinho!
Vi que você passou pelo meu blog também:
ladylucallingfromparis.blogspot.com
Prazer em conhecê-la e obrigada à La Vanu et ao Eduardo por criarem estes links entres as pessoas por esse mundo a fora.
beijo
ladylu

MR disse...

Muito interessante esse Blog...
Não fosse preocupação com mau uso de informações pessoas por pessoas inescrupulosas, eu faria uma página dessas...
Bjs