Paula Marmontel Leite do Canto

1. Nome, idade e ocupação:
Paula Marmontel Leite do Canto. Aprendiz de joalheria.

2. Por que você faz o que faz, qual a satisfação que te dá?
Fiz Desenho Industrial, trabalhei muitos anos com moda, onde aprendi a comprar e enxergar coisas boas e bonitas (diversas).
3. Onde você gostaria chegar com sua ocupação? Qual o máximo que gostaria de atingir, ainda que fosse utópico?
De me tornar uma “craque” no assunto. Tanto no design, como nas técnicas, no conhecimento, parece pouco, mas tem muito chão.

4. Que outra coisa acha que poderia fazer se não fizesse isso? Acredita na idéia de vocação (“Nasci para isto”)?
Trabalhar na área de compras ou administração, até mesmo arquitetura ou decoração... Nasci para um monte de coisas!

5. Que outra coisa você não suportaria fazer?
Ser “chef”.... odeio cozinhar!

6. Você se preocupa com a transcendência do seu trabalho? Gostaria de alcançar a fama e a glória?
Não. Isso realmente não me preocupa. Se fosse pensar em voltar a trabalhar gostaria de ganhar dinheiro fazendo o que gosto.

7. Você acha que gênios existem? De onde vem sua capacidade especial?
Vou ser franca com você. Não sei se existe, e não tenho esse tipo de preocupação e pensamento. Admiro pessoas que se dedicam a alguma coisa, se empenham, mesmo que não se tornem “vitoriosos”...

8. O que é a arte para você?
Posso brincar? Uma bagunça.
Qualquer trabalho admirável, pra mim é uma obra de arte.

9. Quem te inspira? Por quê?
Coisas bonitas.... todas.... não precisa ser necessariamente ligada a jóias, cores também.

10. O que você está lendo agora? Qual o livro preferido em sua biblioteca?
Não leio livro. Não tenho a menor paciência de ficar parada sem mexer com as mãos mais que 10 minutos. Entro em milhões de sites de revistas do mundo inteiro, em galerias de arte, revistas de moda, de arquitetura e decoração, sites de estilistas, museus,
dos países nórdicos tento entrar em tudo... é isso o que leio.

11. Como é seu processo criativo? Quanto tempo passa desenvolvendo uma ideia? Não tem regra, mas normalmente faço um esboço, quando vou colocar no “COREL”, mais técnico, já mudo um pouco.

12. PC, MAC ou lápis e papel? Por quê?
PC e um pouco de papel. Entendo bem de computador e se eu não sei, aprendo. Adoro essa tecnologia. Leio o Help dos programas que instalo no meu PC, e aprendo sozinha.

13. Blog, Fotolog, Orkut, Facebook ou Twitter? Por quê?
um pouquinho de Orkut e Facebook para me manter junto com meus amigos. Blog, de forma nenhuma, tem que dar atenção constante, sua vida para....

14. Existirmos, a que será que se destina?
sem a menor demagogia, ...a proporcionarmos tudo o que conquistamos aos que amamos. Isto pra mim é felicidade

15. Lo que piensas y lo que dices, es lo mismo?
Hoje com a minha idade, é. (tenho 51 anos)

16. Qual o melhor momento do dia para trabalhar? Por quê?
Manhã. Cabeça limpa, descansada, as vezes silêncio...

17. Qual seu site preferido?
Varal de Idéias

18. É necessário muito treinamento técnico para exercer sua profissão?
Há. Não só na minha, acredito que em todas. Para ser bom, não adianta, pode ser criativo, ter capacidade especial, dom, etc... mas tem que trabalhar... e MUITO!

19. Você se incomoda que critiquem seu trabalho?
Acho que não. Porque ninguém me supera, e quando não concordo não aceito e não dou bola.

20. Acredita nisso de “não há nada de novo sob o sol”? Você gosta de experimentar e inovar?
Pra ser franca, acredito. Não sei se é porque pesquiso muito, e vejo muitas “criações” repetidas. Acho que existe experiência, troca de conhecimento, trabalho em cima de trabalho, novos materiais. Inovar, experimentar, isso sim.

21. Drama ou comédia?
Nem um nem outro. Policial ou documentário.

22. Houve algum momento que que tenha se dito: “Abandono tudo, não quero mais isso pra mim”?
Não.
23. Acredita no conceito de alma, espírito, energia vinculada (ou separada) ao corpo?
Acredito muito em energia. Das cores, do pensamento, das palavras... isso tudo tem muita força.

24. Voce já diz “No meu tempo não era assim!” ou “Que maravilha a época em que vivemos!”?
Hahaha, as duas frases. Quando me refiro a segurança, sito a 1ª, agora, ADORO essa modernidade maravilhosa.

25. Os seus nervos são de aço?
Eu tenho um limite bem grande. Passou disso, eu acabo com o assunto para o resto da minha vida.
A CLÁSSICA: O que você gostaria de ouvir de Deus quando chegasse lá?
.... oi queridinha, tudo bem? Tem um monte de amigos seus com saudade, que não viam a hora de te abraçar.
Como é seu local de trabalho?

Obrigada Paula.

Conheçam mais sobre esta Senhora e seu trabalho aqui e aqui.

6 comentários:

Eduardo P.L disse...

La Vanu,

ficou perfeita!
Parabéns às duas!
Obrigado pelos links!

marina disse...

Bela entrevista
e lindas as peças
Parabéns a ambas

Anônimo disse...

Paulinha,

Parabéns!!!
Titia está orgulhosa e a prima aqui, louca para ver pessoalmente.
Já não cabe desejar sucesso, você é o sucesso.
Beijos,
Celita

chicoelho disse...

Olá amiga,quero deixar os meus votos de sucssso que certamente em breve vira,pois conheço as suas joias de perto e elas são de muito bom gosto e afinadas com o tempo que vivemos.

bjs

Anônimo disse...

PAULINHA

Um beijo grande por mais esta inegável prova da sua inteligência e do seu espírito criativo!
Me tapou algumas respostas, essa é que é essa! E, agora, quando eu em Setembro, FINALMENTE responder à honra de 1ª hora de La VANU, vou ter muito mais dificuldade pela frente!
Azar o meu, paciência...
Mas foi um enorme prazer te "rever"!

Um beijo com saudades.

João Menéres.

Luísa disse...

Muito se aprende por estes lados!
deve ser uma ternura desafiante fazer do material disponível verdadeiras obras de arte...
Gosto de ver!Aprecio imenso.
Parabéns à criadora!
Parabéns pela entrevista!