João Menéres

1. Nome, idade e ocupação:
João Menéres, 74 anos (16.Novº.34) e um desocupado sem tempo para coisa alguma, já que em muitas tarefas me meto, depois de estar verdadeiramente afastado da Engenharia. A fotografia é um hobby que me leva a todo os lugares. Com a câmera e a maleta pesada não há cansaço que me alcance.Criei um blogue (http://grifoplanante.blogspot/) há dez meses e, desde então, nem tenho tempo para ler o Jornal, nem as revistas semanais que assino. Já para não falar da TV.

2. Por que você faz o que faz, qual a satisfação que te dá?
A Fotografia é um prazer que me tomou por completo em 1972. Ter ganho o primeiro concurso (e era de nível ibérico) em que participei talvez tenha contribuído para que o bichinho (que existia há anos adormecido em mim) se desenvolvesse e se afirmasse.No decorrer do ano passado, depois de comprar um computador Mac de 24", um Scanner EPSON V 700 PHOTO e uma impressora, também EPSON DX 8400, para digitalizar, tratar e arquivar o essencial do meu trabalho fotográfico de mais de trinta e cinco anos, fiquei verdadeiramente entusiasmado com a blogosfera (o primeiro blogue que me apaixonou foi a versão anterior do Picturapixel.Bloco de Notas, do Cláudio Versiani, reporter fotográfico de verdadeira dimensão internacional). Aí, tomei conhecimento do VARAL DE IDEIAS, de Eduardo P.L. (Não quero mentir, mas acho que o Eduardo descobriu um varal meu lá e postou-o no seu já citado espantoso blogue).Então, começou a minha última loucura! Em 15 de Novembro de 2008, iniciei o meu blogue sem que percebesse nada de nada, muito menos das ferramentas à minha disposição (e nessa situação me encontro ainda...), dado que nunca fiz nenhum curso de informática.A fotografia ficou um tanto a queixar-se e está amuada comigo. Quando me dá na gana, então, é na Fotografia que penso mas, sem que a blogosfera me saia do pensamento. Em média, estou mais de 10 horas por dia em frente ao "vidrinho", como lhe chama com ironia a minha mulher.

3. Onde você gostaria chegar com sua ocupação? Qual o máximo que gostaria de atingir, ainda que fosse utópico?
Na Fotografia, conhecendo as minhas limitações, considero ter atingido um patamar que nunca esteve no meu pensamento. Fui o primeiro português a ser convidado para expôr na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), ganhei inúmeros concursos, tanto em Portugal, como no Estrangeiro. Realizei diversas exposições individuais, tanto em diversos países da Europa, África e no Recife. Dezenas de individuais aqui em Portugal e participei em mais de uma centena de colectivas de renome, tanto cá, como pelos mais diversos cantos do mundo. Actualmente, as participações, numas e noutras, são esporádicas e muito pontuais.Além disso, tenho dezenas de livros a que prestei colaboração significativa e uma meia dúzia em que sou o autor fotográfico. Destes, três são de minha própria iniciativa.

4. Que outra coisa acha que poderia fazer se não fizesse isso? Acredita na idéia de vocação (“Nasci para isto”)?
Embora não tenha estudos musicais, gostaria de ter sido pianista ou violinista.Não tendo o menor jeito para o desenho (ao contrário dos meus três irmãos), também gostava de ser Pintor.O gosto pelas coisas da Arquitectura é-me menos estranho. Tanto assim que contribui, de forma marcante, para a concretização da moradia onde resido.

5. Que outra coisa você não suportaria fazer?
Coisas que eu não suportaria fazer? Tudo que não envolvesse Arte, Poesia, Natureza e Bem Estar, decididamente.

6. Você se preocupa com a transcendência do seu trabalho? Gostaria de alcançar a fama e a glória?
Já não tenho idade para essas divagações. Os sucessos já alcançados em tantas áreas já me bastam.

7. Você acha que gênios existem? De onde vem sua capacidade especial?
Se os Génios existem? O do MAL, não tenho dúvidas. De onde vem a minha capacidade especial? Para o Mal? Abstenho-me de responder. Penso que a minha maldade não merece notícia.

8. O que é a arte para você?
Pergunta de difícil resposta para mim. Embora razoavelmente inserido no meio de Arquitectos, Pintores, Escultores, Compositores ou Solistas, Escritores ou Poetas, de cada um otenho uma definição sobre o que é a Arte. Tão díspares elas são, que conseguiram que cada vez esteja mais confundido. Do que me faz SENTIR, do que me agita por dentro e os meus olhos ou ouvidos se regozijam, considero ter Arte diante de mim.

9. Quem te inspira? Por quê?
A inspiração surge, se surge. Não a procuro. Mas, no subconsciente haverá sempre alguém que me dá fundamental ajuda.

10. O que você está lendo agora? Qual o livro preferido em sua biblioteca?
No momento, estou a ler com toda a tranquilidade ISTO TUDO QUE NOS RODEIA, um livro que contém as CARTAS DE AMOR trocadas entre Mécia de Sena e Jorge de Sena.Não tenho um livro preferido entre os alguns milhares que ao longo de cerca de 60 anos fui comprando, abragendo múltiplas áreas.Do Policiário, à Poesia. Do Romance às Biografias. Da Filosofia ao de Viagens. De História às Monografias. Do livro Técnico a sei lá...Não posso indicar UM, tão pouco um autor.

11. Como é seu processo criativo? Quanto tempo passa desenvolvendo uma ideia?
Como não me dedico à Fotografia Criativa, não tenho resposta para esta pergunta. As únicas criações fotográficas que procuro manter e desenvolver, quando possível, residem na forma de olhar, de ver. Normalmente, tudo é um curto instante. O enquadramento nasce da mesma forma. E a escolha da objectiva é lógica. Por isso, não gasto muito tempo.Dou um singelo exemplo: Quando me parece que numa dada situação tenho a oportunidade de realizar uma imagem fotográfica, não ando ali às voltas em busca do "ponto". Estou já lá. Não pensem que isto é balela. Depois de realizar essa primeira, vou logicamente à procura de outras alternativas e faço os cliques à medida que julgo conveniente. Pois bem, em 98% dos casos, a melhor imagem fora realizada ao primeiro disparo.

12. PC, MAC ou lápis e papel? Por quê?
Actualmente a escrita sai à medida do teclar no Mac. Também não utilizo o mouse. Tenho uma mesa BAMBOO FUN, da WACOM (com uma área útil de 14x22 cm) com uma drive.A técnica (Regina Barroso) que imprime as minhas imagens para exposições ou que me concretiza o tratamento mais exigente do photoshop é uma mesa destas que tem.Como o trabalho é executado sob a minha orientação e presença permanente, habituei-me de tal forma a este processo que me era já perfeitamente familiar. Nunca me preocupei em ir tentando aprender. Ela é a mão que eu oriento para o resultado que desejo.Claro que trabalho no photoshop mas de um modo que reconheço muito primário e de que não consigo atingir as potencialidades que, eventualmente, a imagem permitiria.

13. Blog, Fotolog, Orkut, Facebook ou Twitter? Por quê?
A blogosfera preenche e ultrapassa em muito o tempo admíssivel. Recuso entrar no Facebook, no Twitter e por aí fora.
14. Existirmos, a que será que se destina?
Como sempre soube que não obtinha uma resposta dogmática, perder tempo com essa questão para nada serviria.Enquanto andarmos por este planeta, temos a obrigação, moral e cívica, de nos esforçamos por o não destruir e ajudar quem de nós precisa. E, às vezes, é tão pouco aquilo que de nós esperam...

15. Lo que piensas y lo que dices, es lo mismo?
O meu coração está na ponta da língua. Isso, tem-me causado dissabores ao longo destes já apreciáveis anos que desta vida aqui levo. No entanto, poucas seriam as palavras que, se reflectisse um momento, não teria pronunciado.Como Escorpião sou impulsivo. Diria, talvez, melhor: Sou franco, demasiado franco.

16. Qual o melhor momento do dia para trabalhar? Por quê?

Qualquer hora é boa para trabalhar. Tudo depende do que estou a fazer.Para dormir: deitar tarde e cedo erguer.Para ler: à noite, quando me deito.Para fotografar: Cada tema tem uma hora mais própria. Cada intencionalidade tem o seu tempinho.Para as refeições: horas mais ou menos certas. Excepto se estou a fotografar fora do Porto. Aí não há horas, por vezes, até me esqueço, caso esteja sem companhia.
17. Qual seu site preferido?
Site ou blogue? Site: o do Boletim Meteorológico. Blogue: Já estou tão aflito para conseguir excluir 14 para o BlogGincana, da dupla Eduardo P. L. / Jorge Pinheiro...Não me falem num, e só num, blogue preferido!

18. É necessário muito treinamento técnico para exercer sua profissão?
Vou falar da Fotografia apenas e, óbvio, a minha opinião pessoal:É indispensável, para ter algum sucesso, saber as regras de composição (comum a qualquer Arte). Mas aplicá-las sem ter que pensar nelas.Depois de isto se verificar, já podemos usar de uma liberdade muito maior.É conveniente (para nosso próprio benefício) conhecermos bem o que a nossa câmera nos oferece. Na Era Digital é incrível o leque que está à nossa disposição numa câmera semi-profissional, de preço acessível à maioria dos aficcionados, mesmo que alguns sacríficios tenham que enfrentar.Muita olhadela em revistas ou livros de Fotografia de qualidade.Praticar muito. Anotar tudo. Desde o sítio fotografado até os dados referentes à sensibilidade usada, á velocidade de obturação, à abertura, com que objectiva e distância focal fizémos determinada imagem e por aí fora.Em muitas câmeras digitais, vários destes dados ficam registados. Porém, quando passamos um cartão para um CD e libertamos o cartão, em princípio, não é mais possível retomar esses dados.

19. Você se incomoda que critiquem seu trabalho?
As críticas são sempre bem vindas. Não confundo com a vontade do bota-abaixo que é desprezível (poderia servir-me de um outro adjectivo que melhor traduziria o meu pensamento).

20. Acredita nisso de “não há nada de novo sob o sol”? Você gosta de experimentar e inovar?
Se o Sol está sob constante mutação, como é possível que, se tudo dele depende, se possa manter imutável?As experiências ( como tentativa de inovar) por vezes têm acontecido na minha vida, seja o aspecto que fôr considerado.

21. Drama ou comédia?
Drama? Já me chega a vida real à minha volta.

22. Houve algum momento que que tenha se dito: “Abandono tudo, não quero mais isso pra mim”?
Duas vezes na minha vida profissional. Da segunda vez, estou muito arrependido. Mas já foi há três décadas...

23. Acredita no conceito de alma, espírito, energia vinculada (ou separada) ao corpo?
Nesse aspecto, sou mais do género de pessoa terra-a-terra.

24. Voce já diz “No meu tempo não era assim!” ou “Que maravilha a época em que vivemos!”?
Aí, sou "bigâmico". Tenho as minhas memórias e sou durito de roer.

25. Os seus nervos são de aço?
Os meus nervos de aço? Deixa-ma rir...

A CLÁSSICA: O que você gostaria de ouvir de Deus quando chegasse lá?
A Terra é má, mas há lá tanta gente de quem não te despediste...Sempre te considerei um terrestre bem educado. Queres lá voltar para te despedires ? Não tenho grande pressa, por isso, faz tudo o que deixaste por fazer!

Como é seu local de trabalho?
Como é o meu local de trabalho? Estou reformado e tudo o que faço é divertimento. Mostro um dos recantos onde, antes de me envolver na blogosfera, lia e ouvia música.


Obrigadíssima João! Valeu a espera. Adorei o sotaque e em especial a sétima resposta.

Conheçam mais sobre este Senhor aqui.

24 comentários:

Paula disse...

João,
gostei muito da sua entrevista. Estou muito honrada de estar com a minha ao lado da sua.
Meus cumprimentos a LA VANU pela idéia, perguntas e blog.

Um grande abraço a ambos

Paulinha

Eduardo P.L disse...

João e La Vanu,

parabéns pelas intrevistas! Tanto perguntas como resposta, muito criativas e instigantes!
Parabéns aos dois!

Abj e bjs

Selena Sartorelo disse...

Olá

Parabéns pela excelente entrevista e pela exelência nas resposta obtidas.

Seu novo layout ficou ótimo.

beijos,
Selena

marialynce disse...

Gostei muito desta entrevista. O João Menéres é mesmo uma pessoa muito especial, um ser humano de alma aberta com o mundo que o rodeia, com uma vida rica de experiências e motivações, e exemplarmente, continua a deixar envolver-se pela alegria da descoberta. A sua sensibilidade é bem revelada nas belas fotografias que mostra no seu blog.

Parabéns também à condução da entrevista, com perguntas certeiras.

João Menéres disse...

Estiveste QUATRO MESES à espera e postas na horinha?
Que santa pessoa tu és, ANGELITA!
Este "olhar sobre mim" é o espelho daquilo que sou. sempre a correr, stressado até ao limite do razoável, de tal forma que, depois de imprimir, para ler e reler, à caça de gralhas, agora logo dei conta já de uma troca de um >N< por um >M< (ou foi o inverso? Rs).

Ofereceste-me uma rara oportunidade: a de PARAR e pensar um pouco sobre mim mesmo.
Acho que, graças a ti, vou conseguir limar umas arestas que podem magoar alguém.

Muito e muito obrigado, LA VANU.
Além de ser uma honra estar nesta Galeria, não podes imaginar o prazer que foi satisfazer estas 25 PERGUNTAS !!!

Um beijo cheio de Amizade e de muita admiração por todo o teu trabalho.

ÚLTIMA NOTA: As letrinhas que permitem o envio deste "Comentário" são :
FUTOX
Quererão pretender dizer que estou
FORA DO FUTURO?

João Menéres disse...

A troca do > N < pelo > M < surge na resposta nº 9.
As minhas desculpas à LA VANU e aos leitores.


NOTA:
As letrinhas solicitadas agora são

PEDIC

Mais adequado seria

PEDIR


Para eu "PEDIR" desculpa...

myra disse...

Joao, qto gostei de sua entreviata!!! e sabe temos muitos, mas muitos oensamentos , ideias, em comum, mais de que voce possa imaginar, se eu fosse fotografa em vaz de pintora, poderia ter sido EU, que dissesse tudo ou quasi que vc. respondeu!!!
e me desculpa, o meu "mau humor" em ter reclamado que vc. nao vem me ver...sabe eu tbem digo as coisas ...as vezes sem pensar, mas nunca com intençao de magoar. Bem deixa pr'a la..
Sabe O Jose Augisto França, que voce obvio deve conhecer, como eu que o conheci annnnnos atras, escreveu algo sobre uns trabalhos que fazia com metais. Foi publivado na revista francesa ARQUITECTuRE.. se me lembro bem...( acontece que quasi todas minhas coisas estao na casa de minha filha na Holanda...
bem, e sabe de uma coisa, acho que Dominique, minha filha é otima fotografa. Pode ver su site:

www.dominiquelandau.com

bem agradeço MUITO voce ter me amndado a tua entrevista ! ADOREI e adoro o que vc. faz!!!!
enormes beijos

Menina do mar disse...

Parabéns à La Vanu por esta excelente escolha!
Obrigada ao João pela partilha!
Deliciei-me!
:)

Luísa disse...

Encantada, SENHOR!
Estou encantada com esta apresentação!
Gostei de alguns pormenores de personalidade demonstrados!
A entrevista foi genialmente conduzida!
Como sempre, deixo um beijinho terno (a ambos)!

La Vanu disse...

João, arrumei ali, vc viu?
Mas, o que é esse detalhe diante da imensidão criativa, bem humorada e de bem com a vida que expressam suas respostas?
Obrigada de novo.

Beijos aos amigos do João também.

Quase Blog da Li disse...

Olá,
cheguei aqui pelo Varal...
Bárbara a entrevista com o querido João.
Obrigada por partilhar mais um pouco deste homem maravilhoso!
abçs
Li

Jorge C. Reis disse...

Bonito conhecermos mais um pouco dos nossos amigos da blogosfera.
O virtual torna-se mais real, menos frio.
Parabéns João Menéres. Saiu-se bem de algumas perguntas bem difíceis de responder. Abraço

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Desde mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

quiero presentarme

en esta nueva apertura

del eminente otoño.

Tiempo que aprovecho

ahora para desear

un feliz reingreso en

la actividad diaria.

Así como INVITAROS

a mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

con el deseo de que

estos sean del agrado

personal.

Momentos para compartir

con un fuerte abrazo de

emociones, imaginación y

paz. Abiertos a la comunicación

siempre.


afectuosamente :
25 PERGUNTAS



--- TE SIGO TU BLOG :

25 PERGUNTAS ---












jose

ramon…

expressodalinha disse...

Grande João. Boas respostas. Ficámos a conhecer melhor o nosso amigo. Abraço grande.

Marta disse...

gostei muito, João, de o ficar a conhecer um pouquinho melhor.
parabéns :)

e parabéns também à entrevistadora :)

iniciativa muito interessante.

Maria Augusta disse...

João, que bom saber um pouco mais sobre você, como você cria suas fotos, como encara as coisas da vida. tuas respostas são plenas de sabedoria.
E as perguntas muito pertinentes e interessantes, parabéns à entrevistadora!
Abraços.

missixty disse...

Só agora tive tempo de aqui vir e de ler esta reportagem. Ri-me em algumas partes e surpreendi-me em outras. Gostei do que li, és um verdadeiro apaixonado pela fotografia....um verdadeiro artista! Mas vou-te deixar aqui um aviso, cuidado com o vício da blogosfera. Eu sei o que isso é!Dá atenção à tua família, não dispenses uns passeios ao ar livre e lembra-te que sem material, não há postagens. Quero ver fotos tuas recentes e isso exige trabalho de campo! Se um dia ficares doente, vais ter muito tempo, para passares o resto da tua vida, sentado numa cadeira! Eu bem que dou valor, agora que lesionei uma perna, o que me limita em parte, a locomoção.
beijinhos

Georgia disse...

Joao, parabéns pela entrevista. Gostei de te conhecer mais um pouquinho; gostei imenso da resposta nr. 7, coisa de gênio mesmo, mas fora da lâmpada, rs.

Parabéns a entrevistadora.

E gostei muito do seu cantinho de leitura e dos livros por ali...

Abracos

João Menéres disse...

Quando Outubro começar
agradecimentos quero cantar
a quem me veio visitar

O relógio não tem modo de parar
mas calado não quero ficar.

Minha Arte Digital disse...

Sinceridade, Esse é o termo que quero dizer para sua entrevista.

Parabéns.

Sandra disse...

Oba!!!!!!Eu consegui. Veja que a ssim como eu, vc. é muito sincero e verdadeiro. Luta por aquilo que quer.
Bela entrevista, meu querido amigo, João.
Sandra

Sandra disse...

Hoje vim tentar novamente, a postar um comentário. Dizer que foi muito bela a sua entrevista.
Aprendi a conhecer mais um pouco, sobre você. Com muito carinho
Sandra

ellen disse...

Que giro!!! :)
Foi mesmo interessante descobrir este cantinho!!!
Adorei o que estou sabendo aqui destes SENHORES entrevistados :)Parabéns ao João e jornalista...

Beijinho

JG Costa disse...

Fantástica entrevista!

É sempre bom conhecer um pouco mais sobre aquelas pessoas que prezamos e que nos prezam.

Abraços renovados.